Curso De Italiano
Parla Italiano?
Quem precisa fazer o curso?
O exame B1 Italiano para cidadania
O Decreto Legislativo 132/2018 introduziu, para a obtenção da cidadania, a posse do nível B1 em italiano de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.
Portanto, é obrigatório obter uma certificação de língua italiana de nível B1 para todos aqueles que solicitam a cidadania italiana por casamento ou residência.
Assim, qualquer pessoa que solicite a dupla cidadania nestes termos deve demonstrar um conhecimento intermediário do idioma.
O que significa B1?
O nível B1 de italiano é o terceiro nível de italiano no Quadro Europeu Comum de Referência (QECR).
Em suma, alcançar um nível de idioma B1 em italiano significa ter um conhecimento de italiano que vai além do básico, mas não necessariamente perfeito. Um conhecedor nível B1 deve ser capaz de interagir com a língua diariamente, lidar com a maioria das situações durante uma viagem à Itália, descrever experiências pessoais, eventos ou aspirações e expressar brevemente suas opiniões.


Como se preparar para o exame?
Para alcançar um nível B1 de italiano, você deve ter completado os dois níveis anteriores: A1 (iniciante) e A2 (elementar). Se você ainda não o fez, recomendo que você se matricule em cursos gerais de italiano em uma escola perto de você ou trabalhe com um professor particular.
Onde fazer o exame para a aquisição da cidadania?
Você não pode fazer o teste em qualquer escola, é necessário que a escola ou instituto onde você deseja fazer o exame, seja reconhecido pelos 4 principais órgãos de certificação da língua italiana.
certificações
São quatro os certificadores:
1. Universidade para Estrangeiros de Siena, que emite a certificação CILS (Certificado de Italiano como Língua Estrangeira). O Centro CILS criou um exame específico para aqueles que desejam solicitar a cidadania, o exame CILS B1 Citizenship;
2. Società Dante Alighieri: emite o certificado PLIDA (Progetto Lingua Italiana Dante Alighieri). Também neste caso, a Cidadania PLIDA B1 tem uma forma e validade diferentes da PLIDA B1 comum;
3. Universidade para Estrangeiros de Perugia, que emite o certificado CELI (Certificado de Língua Italiana) que deve ser nível CELI 2 Cidadania – B1; e
4. Roma Tre University, que emite o certificado B1 – CERT.IT (Certificado de competência elementar em italiano como língua estrangeira).
Qualquer escola ou instituição onde pretenda realizar o exame, deve ser reconhecida por uma destas entidades, caso contrário a certificação não tem valor.


Diferenças exame de cidadania B1 e padrão B1
A cidadania B1 é válida apenas para solicitar a cidadania italiana. O exame consiste em: teste de compreensão auditiva (2 testes); testes de compreensão de leitura e reflexão gramatical (2 testes); teste de produção escrita (1 teste); teste de produção oral (1 teste). A capitalização não é permitida, ou seja, se o exame não atingir a suficiência em todas as habilidades, você terá que fazer todo o exame novamente em uma sessão subsequente.
Já o padrão B1 é válido também para outros fins (trabalho, acadêmico, etc.). e consiste em: teste de compreensão auditiva (3 testes); de compreensão de leitura (3 testes); análise de estruturas de comunicação (4 testes); teste de produção escrita (2 testes); teste de produção oral (2 testes).
A capitalização é permitida, ou seja, os candidatos que não obtiveram suficiência em todos os testes, recebem um certificado de capitalização no qual as habilidades aprovadas e as não aprovadas são indicadas, e o candidato tem 18 meses para se preparar adequadamente para as provas em que não foi aprovado, pagando apenas as taxas relativas a essas partes.
Perguntas Frequentes
Cidadania na Itália
Por que devo fazer uma certificação de língua italiana?
A busca da cidadania não deve ser a única razão! No ano passado, fiz uma lista de outras várias outras razões pelas quais fazer o exame CILS é uma ideia brilhante. Meu favorito é aumentar sua motivação, especialmente se você estiver se estabilizando por um tempo.
Quanto tempo levará para se preparar para uma certificação italiana?
Tudo se resume ao seu ponto inicial e final.
Antes de qualquer coisa, encontre clareza sobre que tipo e nível de italiano e qual é o seu nível atual de italiano.
Depois de saber onde você está e para onde quer ir, podemos pensar em termos realistas de um prazo.
Quem deve fazer o exame B1?
O processo realizado na Itália leva de 3 a 6 meses para ser finalizado, enquanto nos consulados podem demorar até 12 anos. Isso se dá pelo gigantesco número de pedidos de cidadania pelos descendentes de italianos aqui no Brasil somado à falta de investimento em infraestrutura pelo governo italiano.
Preciso falar italiano para tirar cidadania italiana na Itália?
Não é necessário falar italiano para realizar nenhuma parte do processo. A Palcorp te ajuda em todas as etapas e inclusive disponibiliza um acompanhante bilíngue para acompanhar o seu processo do começo ao fim na Itália que também tem ajuda nos primeiros passos como compra de um chip telefônico e primeira compra de mercado. Tudo para que você fique despreocupado e possa aproveitar este momento único que é estar vivendo na Itália.
Você tem origem Italiana, mas não faz idéia de como e onde buscar informações?
Saber de onde vem sua família é o primeiro passo para o reconhecimento da cidadania italiana.
Descobrir a história dos seus antepassados é nossa especialidade!