Cidadania na Itália

Cidadania na itália

Encontro com o Passado

O processo de Cidadania na itália

Vatican-City

Você pode optar por realizar este processo sozinho, caso possua familiares ou amigos na Itália.
Muitos dos problemas estão relacionados à estada e comunicação, pois os órgãos públicos falam apenas italiano e a questão de moradia é bastante complexa, não sendo permitido usar moradia alternativa, como hotel, pousada ou locação temporária por aplicativo, por exemplo, como residência. 

Caso não tenha nenhum suporte na Itália, poderá contar com a ajuda de uma assessoria como a nossa,  que poderá auxiliar em todas as fases do processo, desde a coleta dos documentos necessários no Brasil até a entrega dos documentos italianos e inscrição posterior nos organismos italianos (Fast It e AIRE),  passando pelo acompanhamento na Itália, do momento da chegada ao aeroporto, até o final do processo.

Ao contratar uma assessoria, você poderá residir num imóvel da assessoria durante o processo, sem se preocupar com contratos e aluguéis. Além disso, todo o processo junto aos órgãos italianos será feito pela assessoria, sem que você tenha qualquer preocupação com agendamentos ou tramites burocráticos do processo de reconhecimento.
Neste caso o tempo de permanência na Itália também muda, e você não precisará permanecer em território italiano pelos 180 dias do processo: após a assinatura da certidão, o que geralmente ocorre em 60 dias, poderá voltar ao Brasil, e nós nos encarregamos do restante do processo.
Entre em contato conosco, e o  ajudaremos fazer o planejamento do processo de forma minuciosa  e sem surpresas.
Será uma experiência inesquecível.

Duração

008

O tempo de espera para tirar a cidadania italiana na Itália é consideravelmente mais rápido do que o prazo pelo Brasil. Devido às longas filas de espera para a finalização dos processos, no Brasil, o processo pode levar entre 6 a 13 anos em média para encontrar seu fim. Já na Itália Itália, pela via administrativa, o processo leva em média 6 meses apenas. É uma ótima alternativa para quem não pretende aguardar tanto tempo para obter o desejado passaporte italiano.

Lembrando que o processo feito pela via administrativa na Itália possui um custo mais alto e um processo diferente daquele feito pelo Brasil ou pela via judicial. O requerente que deseja realizar a cidadania italiana na Itália
pela via administrativa deverá se deslocar para la por um período.

Este artigo, todavia, abordará apenas o processo via administrativa na Itália. Caso deseje informações sobre o processo que não depende do deslocamento à Itália, acesse nosso artigo sobre a cidadania italiana via judicial. Apesar de contar com um período um pouco mais demorado, é uma ótima alternativa para acelerar a obtenção.

Custos do processo

pietro-de-grandi-JHyncp5UTJs-unsplash

O custo total do processo da cidadania italiana na Itália dependerá de muitos fatores. Uma parte relevante do custo será na Itália, onde o requerente deverá se manter por todo o processo (no caso de requerentes que realizam o requerimento sem assessoria) ou por até 60 dias (no caso de requerentes com assessoria contratada).

Considerando a parte do processo da moradia na Itália, o custo dependerá, por exemplo, do valor do câmbio atual (euro); dos preços dos aluguéis das residências italianas; do preço das passagens aéreas; dos preços diários da moradia na Itália, e dos preços dos processos nas Prefeituras italianas.

Caso o requerente decida pelo processo sozinho sem a ajuda de assessoria, o custo deverá ser planejado para que não haja surpresas durante o processo. Ainda neste artigo, trataremos sobre os detalhes de contratação de uma assessoria para o processo na Itália.

Documentos Do Processo

Os documentos necessários para o processo da cidadania italiana na Itália dependerá de quem é seu ascendente italiano. Quanto mais distante na árvore genealógica esta o ascendente, mais documentos serão necessários, pois todos os documentos dos descendentes italianos até o requerente deverão estar no processo de solicitação. Acesse nossa seção sobre a cidadania italiana para saber mais sobre os tipos de processos de cidadania.
Não será necessário visitar pessoalmente todos as cidades italianas onde os documentos se encontram. A pesquisa dos documentos para cidadania italiana pode ser feita por diversos órgãos na Itália sem a necessidade de visitas pessoais. Para saber mais  sobre os documentos necessários, acesse documentos para cidadania italiana.

Passo a passo

Confira os documentos e as etapas do processo para a obtenção da cidadania italiana através da Itália. São no total 6 passos para tirar a cidadania italiana na Itália:

1. Reunir todos os documentos necessários do processo da cidadania na Itália
  1. Certidão(ões) de nascimento;
  2. Certidão(ões) de casamento;
  3. Certidões(ões) de óbito;
  4. Certidão negativa de naturalização. 


A quantidade de certidões do processo dependerá do número de descendentes da árvore genealógica até o requerente, considerando que os documentos de toda a linhagem até o requerente devem estar no processo.

As certidões devem ser emitidas em Inteiro Teor (informações completas), registradas em cartório como exigência, e não podem ter mais de seis meses.

2. Tradução juramentada dos documentos necessários

Todos os documentos do processo para o reconhecimento da cidadania italiana na Itália deverão ser traduzidos para o Italiano. Apenas poderão realizar a tradução juramentada dos documentos o Tradutor Público e Intérprete Comercial. A tradução juramentada é aceita por todos os órgãos e entidades públicas da Itália para a cidadania.
É preciso ter muito cuidado na escolha dos tradutores, caso o processo seja feito diretamente pelo descendente. Se a tradução não for feita por um tradutor juramentado, o processo não será aceito até que este erro seja corrigido  conforme o padrão estabelecido pela Itália.

3. Apostilamento das traduções e documentos necessários

O apostilamento substitui a antiga legalização dos documentos, antes  necessária para o processo de reconhecimento da cidadania, após o inserimento do Brasil entre os países que fazem parte do tratado da convenção de Haia, que desburocratiza o processo de legalização, com o reconhecimento direto por qualquer país que faça parte do tratado.

O processo de apostilamento, diferentemente da legalização, exige o apostilamento separado das traduções juramentadas e dos originais.
Este apostilamento deve ser feito por cartórios habilitados, sem limite de documentos como no caso da antiga legalização (12 certidões no máximo).

Após reunir e traduzir os documentos, procure um cartório habilitado em sua cidade. 

4.Viagem para a Itália

Com todos os documentos traduzidos e apostilados, a próxima etapa será a viagem para a Itália. Você deverá residir (comprovadamente) por até 6 meses no país – tempo necessário para o processo dos requerentes sem assessoria.
Caso utilize os serviços de uma assessoria como a nossa, o tempo de permanência deve reduzir bastante, e após um período de até 60 dias, você poderá voltar para o Brasil e aguardar a finalização do processo em casa.

Caso pretenda realizar o processo sozinho, a opção para quem não possua parentes ou amigos na Itália que possam declará-lo como residente, será alugar uma residência ou contratar um serviço de assessoria.
A locação muitas vezes se torna um problema, pois a maioria dos contratos exige estadia de no mínimo 1 ano. Portanto uma busca detalhada por aluguéis deverá ser feita antes da viagem, no caso de o requerente fazer o processo sozinho. 

Permissão de estadia e imigração na Itália

Os cidadãos brasileiros, pelo acordo de reciprocidade com a União Européia, podem viajar e se manter por até 90 dias/ano na Europa sem a necessidade de visto prévio. Caso o processo leve mais do que 90 dias, será possível solicitar um permesso di soggiorno per attesa cittadinanza, que é uma permissão convencionada entre Itália e alguns países, para facilitar o reconhecimento fora das regras normais de permanência em  território italiano.

Sempre que possível, orientamos aos requerentes a fazer um voo direto para a Itália, sem conexão em território europeu, evitando assim a necessidade da declaração de presença na questura, o que deve ser feito em até 8 dias da chegada na Itália.

5. Comprovar residência na Itália

Chegando à Itália, será necessário emitir o seu Codice Fiscale (CPF), para o prosseguimento do processo. Qualquer pessoa pode emitir este documento em uma Agência da Receita próxima de sua residência apresentando o seu passaporte brasileiro.

Após a emissão do Codice Fiscale, você estará apto a registrar sua residência na Comune (prefeitura), apresentando seus documentos pessoais e residenciais para comprovar que o requerente é um morador do território italiano.

A Itália é bastante burocrática, como o Brasil, e todo e qualquer serviço necessário deverá ser agendado previamente, ou você simplesmente não será atendido, atrasando o processo.

Após esta etapa, a prefeitura enviará um funcionário (Vigile del Comune) para visitar a residência e se certificar que você realmente reside onde alega. Esta visita deve ocorrer em um prazo de até 45 dias (estipulado por lei), portanto o vigile poderá aparecer em qualquer dia desse período, e em alguns casos são feitas até 3 visitas. Após este período, a comprovação está aceita, mesmo que ele não compareça. 
É aconselhável não sair com frequência, para que esteja na residência quando o vigile aparecer.

6. Finalização do procedimento de reconhecimento na Itália

Após a confirmação da residência na Itália, o último passo será o reconhecimento da cidadania italiana na Itália. Você deverá comparecer na Comune (com agendamento prévio) com todos os documentos e certidões do processo, e depois de verificados, a Comune solicitará os arquivos de não-renúncia ao consulado italiano no Brasil. A não-renúncia é um documento que mostra se houve renúncia da cidadania italiana por algum ascendente do requerente. Caso tenha havido a renúncia, o processo poderá exigir outros documentos para a finalização. A resposta à solicitação de não-renúncia pelo consulado italiano pode levar até 90 dias. Dependendo do consulado italiano, a resposta pode levar apenas alguns dias.

Somente após o recebimento da resposta da não-renúncia, a Comune o chamará para preencher o pedido de reconhecimento da cidadania italiana. Assinado o documento de reconhecimento, a certidão de nascimento será transcrita para o livro da prefeitura.

Assim que a certidão de nascimento é transcrita, você seré oficialmente reconhecido cidadão italiano, com todos os seus direitos e deveres.
O próximo passo será o pedido de emissão da carteira de identidade italiana e do seu novo passaporte, como qualquer cidadão italiano.

Caso utilize o serviço de uma assessoria, os documentos serão já assinados dentro dos 60 dias de sua estada, e ao final do processo, repassamos à comune e à questura todos os documentos já assinados e verificados para a finalização do pedido.

Perguntas Frequentes

Cidadania na Itália


O processo de reconhecimento de cidadania italiana feito diretamente na Itália, além de todas as exigências documentais, também demanda que você esteja morando lá. O vigile fará uma vistoria para comprovar sua moradia e após os procedimentos burocráticos, você volta para o Brasil com sua identidade e passaporte italianos.

O valor varia de acordo com cada caso. Aqui na Palcorp, preparamos um orçamento personalizado para você. Fale agora mesmo com um especialista e descubra quanto custa o seu processo de reconhecimento de cidadania italiana na Itália.

O processo realizado na Itália leva de 3 a 6 meses para ser finalizado, enquanto nos consulados podem demorar até 12 anos. Isso se dá pelo gigantesco número de pedidos de cidadania pelos descendentes de italianos aqui no Brasil somado à falta de investimento em infraestrutura pelo governo italiano.

Não é necessário falar italiano para realizar nenhuma parte do processo. A Palcorp te ajuda em todas as etapas e inclusive disponibiliza um acompanhante bilíngue para acompanhar o seu processo do começo ao fim na Itália que também tem ajuda nos primeiros passos como compra de um chip telefônico e primeira compra de mercado. Tudo para que você fique despreocupado e possa aproveitar este momento único que é estar vivendo na Itália.

Você tem origem Italiana, mas não faz idéia de como e onde buscar informações?

Saber de onde vem sua família é o primeiro passo para o reconhecimento da cidadania italiana.
Descobrir a história dos seus antepassados é nossa especialidade!